E do seu lugar, o que você traz?


icsl2009 - encontro ufba


Nossa proposta junto ao ISCL2009(1) deu-se a partir do encontro de duas investigações as quais temos nos inclinado por algum tempo.(2) Uma relacionada as tecnologias livres que compartilham a ideologia dos códigos abertos e distribuídos, tendo como base a eletrônica digital low-tech aplicada em displays e TV analógica, outra relacionada a situações criativas a partir de estados de trânsito, onde consideramos a percepção, apropriação dos lugares e momentos.

Quando transitamos pelo percurso urbano nos deparamos com uma paisagem disputada por elementos de comunicação construtores de desejos. Originados por interesses específicos, configuram-se como dispositivos cuidadosamente elaborados e distribuidos para atrair nosso olhar com mensagens. Letreiros, cartazes, placas, sinalizações, out-doors e os disfarçados painéis Clear Channel(3) estão em nosso cotidiano. A tentativa de fugir desse padrão visual é um exercício árduo. E coloca uma questão: Como andar na cidade sem ser cooptado pelas informações publicitárias (palavras, marcas, slogans)? Aprisionamento da visão relacionada aos processos de condicionamento de retenção de códigos padronizados e da educação tradicional que privilegia a leitura - ao olhar para o horizonte encontra-se uma logomarca.

Em Salvador circulamos pelas ruas carregando sobre um carrinho de carga um circuito eletrônico acoplado a uma televisão.(4) Na procura por um ponto de energia contactamos pessoas que vivem, trabalham ou circulam pelos lugares por onde passamos, iniciando um diálogo sobre as relações tecnológicas e midiáticas - presença, influência e possíveis reapropriações destes recursos - em nosso cotidiano. Estas pessoas estavam convidadas a inserir mensagens/programações através do microprocessador Atmega168, dispositivo eletrônico que emite um sinal via entrada de vídeo(5) da televisão que por fim exibe a mensagem na tela de modo semelhante a um letreiro eletrônico.(6)

Intuímos que as situações criadas proporcionam a percepção e reflexão sobre os lugares onde estamos. O que está em jogo é conhecer pessoas e potencializar a resignificação das tecnologias de informação, dos meios de comunicação e dos lugares em que vivemos ou circulamos.

Primeira Situação:
segunda-feira - 27 de julho de 2009

E do seu lugar o que você traz? ::: Eduardo emprestou o ponto de energia da banca onde trabalha. ::: A Barraca se chama "Point do Robson", mas gostaria que se chamasse "Barraca do Eduardo". ::: Trabalha todos os dias das sete da manhã as duas da madrugada. ::: Joga capoeira, já trabalhou em plantações de cana-de-açúcar no interior do estado e não tem computador.

Rupturas, percepções, idéias, ensinamentos. Conhecemos Eduardo, que ligou uma tv em sua banca. Isso é o que a maioria das pessoas sabem fazer com uma tv, além é claro de apertar o botão liga/desliga e de usar o controle remoto, para escolher entre 3 grandes emissoras abertas do país.

Segunda Situação:
terça-feira - 28 de julho de 2009

Workshop ministrado por nós no primeiro dia de atividades do Símpósio.
Da participação das pessoas presentes surgiram as seguintes frases:


- E do seu lugar o que você traz?
- A Av. ACM é um verdadeiro inferninho.
- Ônibus lotados e carros vazios.
- Vivemos Engarrafados?
- Fora Sarney.
- Vá ao MAM.
- Vende-se o vazio!
- Muito interessante!
- Olá.
- Encapsulamentos transparentes em prol da construção de conhecimento proprietário e fechado.


Terceira Situação:
sexta-feira - 31 de julho de 2009

Encontro no QG do GIA - espaço de experimentação do coletivo de artistas GIA no pelourinho - centro histórico de Salvador.

Em roda de samba, uma canção foi criada a partir do fato do incêndio do carro de Balbino e Tininha momentos antes no Campo Grande - centro da cidade.
escutei o BUM!
achei que era os hôme
olhei pelo retrovisor
olha a labareda na kombi


fui pegar a cadeirinha
não deu
fui pegar a camisa
não deu
fui pegar a sandália
essa kombi me fudeu!!

Tininha desejou que a frase exibida na televisão fosse: A Kombi Explodiu
A TV foi deixada no QG do GIA para futuras experimentações.

Os equipamentos foram deixados no QG.


Notas:

1- Simpósio Internacional de Sistemas Computacionais Livres. Realizado em Salvador-Bahia-Brasil entre os dias 27 de julho a 1º de agosto de 2009 na UFBA - Universidade Federal da Bahia. ISCL2009

2- Orquestra Organismo - Projetos Geada (2007) e Interfaces (2008-2009), "Submidialogia 3" em Lençóis-Bahia (dezembro-2007) e E/ou - "Descartógrafos" Curitiba-Paraná (2008), "Armadilha" Curitiba-Paraná (2008-2009)

3- Clear Channel é a maior empresa do mundo em mídia exterior com presença em mais de 50 países de cinco continentes, onde comercializa Outdoors, Painéis, Mobiliário Urbano, publicidade em Centros Comerciais, Metrôs, Ônibus, Táxis, Mídia Aeroportuária e anúncios espetaculares na Time Square

4- Atmega168, de armazenar até 16 Kbytes em sua memória. Ver linha Atmel AVR e projeto Arduino

5- Entrada Composite

6- Display

Barraca do Eduardo



Sinopse:
Eduardo emprestou o ponto de energia da banca onde trabalha para que pudéssemos ligar uma televisão. A Barraca se chama "Point do Robson", mas gostaria que se chamasse "Barraca do Eduardo". Eduardo documenta a mensagem que corre no monitor.

Duração: 3 minutos

A Kombi explodiu



Sinopse:
Em roda de samba, uma canção foi criada após o incêndio do veículo no Campo Grande - centro da cidade de Salvador.

Duração: 1 minutos

Claudia Washington e Lúcio de Araújo